O metal sinfônico é um sub gênero dentro do metal que combina o peso das guitarras, baixo e bateria com elementos da música clássica, como pianos, coros e até mesmo orquestras completas, como foi visto no DVD Black Sympnony, da banda holandesa Within Temptation. Este estilo dentro do metal cria algumas das mais bonitas composições que já tive o prazer de ouvir, como Oceanborn e Ever Dream, do Nightwish, Mother Earth, The Promise, Stand My Ground e The Last Dance do Within Temptation.
Este gênero não abre mão do peso, embora, em algumas audições, dê mais enfase a um equilíbrio entre o peso e a parte sinfônica, que é uma característica marcante de suas composições, para mostrar que a boa música não é apenas o peso do heavy /thrash e que comporta sim outros elementos, mostrando que há espaço sim para adicionar outros estilos musicais ao metal que todos gostamos. Sim, é um gênero dentro do metal que causa torções de nariz, deboches e etc., mas quando se há coisas péssimas como Dark Funeral, Dying Detus, Deicide e cia., essas bandas aparecem como um oásis no cenário metálico.
As vocalistas de bandas deste gênero ou fizeram cursos em conservatórios ou, como no caso de Sharon den Adel, são naturais e cantam como se praticado desde a infância tivessem. Este cenário, sim, também será vítima de saturação no mercado, frente a maneira parecida com que soará igual aos medalhões Nightwish e Within Temptation, mas tal saturação, creio, demorará a acontecer.
A Holanda, até o presente momento, concentra a maior parte das bandas deste estilo, como Within Temptation, Delain- também uma excelente banda- e Épica, que esteve no Brasil recentemente.
Este é um estilo que ou gosta muito ou o detesta para valer, não tendo meio termo. Mas para ou gostar ou detestar, é necessário uma audição prévia e o youtube está aí para isso. Puxe alguns vídeos para ver se detesta ou curte.
@Direitos reservados ao autor da obra
Leonardo de Abreu dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário